Não vai no IPA Day em Ribeirão? Confira como lupular em SP

English IPA, american IPA, imperial IPA, double IPA, juicy IPA, session IPA, single hop IPA, brett IPA, red IPA, belgian IPA, New England IPA. Todas têm no fundo uma coisa em comum, bem óbvia, na verdade: são IPAs. Os amantes da india pale ale, estilo mais pop entre as artesanais do Brasil, têm encontro marcado neste sábado (16) em Ribeirão Preto, onde acontece a oitava edição do IPA Day Brasil.

No evento oficial, serão consumidos 6.500 litros de 40 variações de IPAs, 20 delas, fórmulas inéditas. A má notícia é que, se você não tem o ingresso, já era. Estão esgotados. Mas ainda é possível aproveitar as dezenas de bares em Ribeirão, todos no IPA clima.

No entanto, se você é um amante dos lúpulos e está na capital paulista, nem tudo está perdido. Confira as sugestões abaixo:

Empório Alto dos Pinheiros
Bar com o maior número de rótulos na cidade, o EAP serve 13 IPAs entre as 43 torneiras disponíveis no momento (a rotatividade é grande e isso número pode diminuir em breve… ou aumentar). Entre elas, é possível encontrar opções como a Propeller Café, uma imperial IPA da Koala San Brew (MG),  a Everipa, uma american IPA mais clássica, da Everbrew (Santos) ou a Caribbean Dream 2.0, uma milkshake IPA (isso mesmo) com abacaxi, lactose e baunilha da Infected Brewing (também de Santos).

A novidade, que inclusive também estará no IPA Day, é o lançamento das IPAs batizadas de Dizygotic, uma feita pela Cervejaria Avós e outra pela Molinarius Brewing. As duas fizeram IPAs usando praticamente a mesma receita, mas mudando a levedura. Assim, uma criou uma lager (Avós) e a outra fez uma ale (Molinarius). O bom é que dá para provar as duas.

R. Vupabussu, 305, Pinheiros, região oeste, tel. 3031-4328. 94 lugares. Seg. a qua.: 12h às 24h. Qui. e sex.: 12h à 1h. Sáb.: 11h à 1h. Dom.: 11h às 24h.

Cervejaria Dogma
Na Dogma, todo dia é IPA Day. Entre as 19 cervejas engatadas, elas são a maioria. A variação inclui a clássica Touro Sentado, a Creamy (com adição de lactose), a Dreamin (uma imperial, com 7,% de teor alcoólico), a altamente lupulada The Hop Is in the Head 2, a Zud Times (uma double IPA com coldbrew, feita em parceria com o Zud Café) e a Urban Machine (a mais forte da carta, uma imperial IPA feita com o lúpulo neozelandês Nelson Sauvin e que chega a 9% de teor alcoólico).

R. Fortunato, 236, Vila Buarque, região central, s/ tel. 50 lugares. Ter. a sex.: 17h às 22h30. Sáb.: 12h às 22h30. Dom.: 14h às 20h30.