Atual campeã, Backer está fora de principal concurso de cervejas do país

Campeã em 2019 na categoria cerverjarias de grande porte (acima de 100 mil litros por mês) no Concurso Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, a Backer não vai defender seu título neste ano. Envolvida em um caso de intoxicação por dietilenoglicol, a marca resolveu ficar fora do evento.

Com o período de inscrição prorrogado, já foram confirmadas a participação de mais de 570 cervejarias nesta edição (em 2019 fora 505). Como campeã do ano passado, a Backer também tinha garantido um estande no festival. Até o momento, porém, a cervejaria não confirmou se vai usá-lo. O concurso acontece nos dias 9 e 10 de março; no dia 11 de março começa o Festival Brasileiro da Cerveja, que vai até o dia 14 e espera receber cerca de 35 mil pessoas de todo o país.

O concurso integra o Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece anualmente em Blumenau na Vila Germânica, mesmo espaço que recebe a Oktoberfest da cidade. Considerado o principal evento do estilo no país, o concurso fez em 2019, pela primeira vez, a separação das cervejarias por tamanho. Assim, além da Backer, saíram vitoriosas a paranaense Cathedral (médio porte, de 10 mil a 100 mil litros por mês) e a gaúcha Suricato Ales (pequeno porte, até 10 mil litros por mês).

A Backer foi agraciada com seis medalhas no evento de 2019: ouro com a Buick 49 (categoria other strong ale), prata com a Julieta e a Reserva Cherry, e bronze para a Cabral, Bernardynskie e Reserva do Proprietário 2015.