Projeto mundial, cerveja Black Is Beautiful ganha versão brasileira

Sandro Macedo

A cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP), e o bar Empório Alto dos Pinheiros se uniram na elaboração do rótulo Black Is Beautiful, uma imperial stout com 10% de teor alcoólico. Mais que um rótulo, Black Is Beautiful é uma ideia.

Tudo começou com Marcus J. Baskerville, cofundador da Weathered Souls, do Texas (EUA). Baskerville também é o mestre-cervejeiro, e é negro. Ao criar uma imperial stout no início de junho (cerveja mais forte e escura), ele convocou todas as cervejarias do mundo a fazerem o mesmo: uma imperial stout que copiasse identidade visual, nome e seguisse as seguintes instruções:

  • 100% do valor arrecadado com a cerveja será doado para fundações que apoiam a reforma da brutalidade policial ou defesas legais de quem foi injustiçado;
  • Escolha a entidade que receberá o apoio para a luta por igualdade e inclusão;
  • Comprometa-se também com trabalho visando a igualdade a longo prazo

O projeto surgiu depois da brutalidade policial exposta na morte do negro George Floyd, o que desencadeou uma série de protestos nos Estados Unidos e em outros países sob a bandeira do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam).

“Chegamos num ponto em que estamos cansados da atual situação [de racismo]. Mostrar união nessa questão, principalmente em uma indústria que já fez apropriação cultural tantas vezes, significa que ela de fato apoia a causa” afirma Bakersville, lembrando também que o engajamento é um marketing positivo.

O sucesso foi imediato. Menos de 24 horas depois de o site beautifulisblack.beer entrar no ar, mais de 200 cervejarias americanas já haviam aderido. Marcas queridinhas dos geeks cervejeiros, como a Firestone Walker, da Califórnia, a Goose Island, de Chicago, ou a Founders, de Michigan, criaram suas versões.

Após pouco mais de dois meses, mais de mil cervejarias de todos os cantos do globo fazem parte do projeto, incluindo, agora, a brasileira Dádiva (em parceria com o EAP). O local escolhido para ficar com o valor doado é o Ceert – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, ONG que desenvolve projetos que promovem a igualdade racial e de gênero.

“Pouco antes de lançar essa colaborativa a gente criou um núcleo de debate sobre inclusão racial na cervejaria”, diz Victor Marinho, mestre-cervejeiro da Dádiva, que afirma que a ideia é criar ações raciais afirmativas na cervejaria comandada por ele e Luiza Tolosa.

Apesar de as cervejas Black Is Beautiful partirem da mesma base, dá para adicionar um ingrediente ou outro. No caso da versão da Dádiva/EAP, amendoim e cacau ganharam destaque. No Empório Alto dos Pinheiros também é possível encontrar a versão em chope.

Outras fábricas brasileiras também estão com suas versões engatilhadas. A da cervejaria Dutra, de Santo André, com coco queimado, está em pré-venda e deve chegar até o fim desta semana ou início da próxima. Ainda devem chegar as Black Is Beautiful da Mito (RJ), da Paranoide, de Volta Redonda (RJ), da Sátira, de Nova Lima (MG), da Alpendorf, de Nova Friburgo (RJ), da Djöffa Beer (PE) e da Inspetor Sands (MG). E provavelmente esse número ainda vai crescer. Ainda bem.

Empório Alto dos Pinheiros – R. Vupabussu, 305, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3031-4328. Seg. a dom.: 11h às 17h. Delivery via WhatsApp (11) 99250-7997 ou retirada: seg. a qui.: 11h às 19h. Sex. e sáb.: 11h à 20h. Dom.: 11h às 18h.