Conheça as cervejas inspiradas em sobremesas que valem por um docinho

Pastry stout, pastry sour, milk-shake IPA, russian imperial stout. Os nomes dos estilos podem ser variados, mas em muitas cervejas recentes a inspiração é a mesma: a sobremesa.

Sugestões indicadas para o amiguinho que quer pular o docinho depois da refeição e apenas tomar uma cerveja (ou, quem sabe, harmonizá-la), essas variações que estão na moda entre as artesanais carregam chocolate, baunilha, frutas, muitas frutas, amendoim e outras guloseimas adocicadas.

No início a brincadeira se limitava mais às RIS (russian imperial stout), estilo feito com maltes torrados que normalmente já se associa a sabores como chocolate, biscoito ou caramelo.

No entanto, o uso da lactose (liberado oficialmente no Brasil para cervejas no ano passado) permitiu uma infinidade de combinações para alegria de criativos mestres-cervejeiros. A lactose contribui para uma cerveja de corpo mais cremoso e espesso, além de trazer um leve dulçor.

“Antigamente a gente tinha um pouco de medo de usar a lactose, mas fomos aprendendo. Hoje em dia é muito mais tranquilo, e o preço ficou mais competitivo, o que facilita. Às vezes, para ressaltar o sabor da lactose, colocamos junto baunilha, o que dá um toque super agradável”, conta Victor Marinho, da Dádiva, que usa a lactose na milk-shake IPA Ice Cream e nas imperial sour Ephemeral.

Confira abaixo várias sugestões que valem por um docinho.

5E a Pastry – 5Elementos
Receita da ótima cervejaria cearense, essa russian imperial stout bem cremosa e encorpada leva coco queimado (que domina o aroma), avelã, café, baunilha e lactose distribuídos em potentes 12% de teor alcoólico.

Black Creek – Locomotive
Com apenas três anos de vida, a Locomotive (SC) já tem rótulos interessantes, incluindo as duas stouts com o nome Black Creek (ambas com 7,5% de álcool). Em uma delas, a fórmula ganha aromas e sabores de baunilha e coco queimado, este, bem pronunciado; na outra, chocolate e canela enriquecem a receita.

Chocolate Enigma – Salvador/Quatro Graus
A ótima Salvador, de Caxias do Sul (melhor brewpub do país pelo Festival Brasileiro da Cerveja) fez essa white wine (base de trigo) em colaboração com a carioca Quatro Graus. Inclui na fórmula aveia, lactose e extratos de cacau e baunilha. O resultado é uma cerveja com 13% de álcool (chame um amigo para dividir).

Dserve – UX Brew
Essa já foi lembrada antes no blog. São duas opções definidas como pastry sour IPA, ambas com 6,2% de álcool. A Dserve Blackberry leva bolachas de champanhe, lactose, baunilha e amora, que lhe confere uma coloração avermelhada; já a Guava troca a amora por goiaba. Ambas são bem cremosas e aromáticas.

Ephemeral – Dádiva
Já falei dessa antes aqui no blog, mas vale a pena (muito a pena) repetir. A série Ephemeral traz duas imperial sour com uso de lactose. Se é sour, significa que tem mais acidez, é um pouco mais azeda. Uma delas traz na fórmula baunilha, cacau, amora e mirtilo, o que lhe dá uma bela cor de shake de frutas vermelhas; a outra traz baunilha, coco, goiaba e maracujá, que aumenta a sensação do azedinho. As duas têm 10% de álcool.

Ice Cream – Dádiva
A Dádiva já havia usado lactose nas imperial sours da linha Ephemeral (que até poderiam estar nesta lista). A Ice Cream é uma milk-shake IPA, feita em colaboração com a Ale Mania, da Alemanha, e a Totenhopfen, de Luxemburgo (e lançada na Europa no ano passado). Além da lactose, são acrescidos à fórmula maracujá, manga e baunilha, distribuídos em harmoniosos 6% de álcool.

Milk Drops – UX Brew
Apresentada ao público com sucesso no IPA Day de 2019, essa milk-shake IPA da cervejaria paulista tem duas versões, uma com manga e kiwi e outra com maracujá e pêssego —ambas complementadas por lactose e baunilha. As duas têm 5,9% de teor alcoólico e baixo IBU (unidade de amargor pouco acima de cem), na casa de 25.

Milky Way IPA – Three Monkeys
A cervejaria do Rio lançou há alguns anos sua milk-shake IPA, usando a New England IPA como base e inserindo baunilha e lactose. O sabor cítrico que se une ao dulçor é resultado dos lúpulos escolhidos. Ela chegou até a ganhar uma versão com morango e, depois de um tempo fora do mercado, voltou recentemente.

Napolitano – Locals Only Brewing
O sorvete mais tradicional de nove entre dez infâncias é homenageado nessa pastry sour da cervejaria de São Carlos (só o nome é importado), interior de São Paulo. A receita, como o sorvete, leva cacau, baunilha e morango (que entra no final da fermentação), além de lactose. E, sim, você vai lembrar do sorvete.

Trufa de Maracujá – Locals Only Brewing
Mais uma da Locals, essa american sour ale faz uma mistura interessante: nibs de cacau e maracujá, ambos ao lado da lactose. O resultado é uma cerveja escura, que a primeira vista tem aparência de imperial stout (mas não é), com aroma pronunciado do maracujá, sempre ele.

Tzar – Motim
Tzar, ou czar, é a linha de russian imperial stout da carioca Motim, que inclui os rótulos Brigadeiro (com cacau e caramelo), Linzer Torte (com cereja e amêndoas) e Peanut Butter (com amendoim e amora). Apesar da Peanut receber uma proporção um pouco maior de lactose, as três têm o mesmo teor alcoólico (10%) e 50 IBUs (unidade de amargor que passa um pouco de 100).

ONDE COMPRAR
Veja dicas de lojas especializadas da cidade de São Paulo para adquirir alguns (ou todos) rótulos citados acima.

Empório Alto dos Pinheiros
R. Vupabussu, 305, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3031-4328. Seg. a sáb.: 12h30 às 20h30. Dom.: 11h às 19h. Pedidos pelo eapsp.com.br. Delivery via Whatsapp: (11) 99250-7997 (seg. a sáb, 10h às 19h. Dom: 10h às 18h).

Cerveja a Granel
R. Br. de Tatuí, 402, Santa Cecília, região central. Pedidos via cervejaagranel.com.br. Delivery: até as 22h. Retirada: qui. e sex.: 17h às 21h. Sáb. e dom.: 12h às 16h.

Cervejoteca
R. Bartolomeu de Gusmão, 40, Vila Mariana, região sul, tel. 5084-6047. Seg.: 12h às 19h. Ter. a qui.: 11h às 19h. Sex. e sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 15h.

Tatuapé Brew Cave
R. Bom Sucesso, 886, Cidade Mãe do Céu, região leste, tel. 94702-1275 (também WhatsApp). Atendimento presencial, delivery e retirada: qua. a sáb.: 12h às 16h e 18h às 22h. Dom.: 12h às 17h. Delivery via iFood: qua.: 11h45 às 22h. Qui. e sáb.: 11h30 às 23h. Sex.: 11h15 às 23h59. Dom.: 11h30 às 17h.

Tap Tap
R. da Consolação, 455, Consolação, região central. tel. (11) 98594-8364 (também WhatsApp). Atendimento presencial, delivery e retirada: seg. a sex.: 16h às 22h. Sáb.: 14h às 22h. Dom.: 13h às 21h.