Conheça a cerveja típica da Oktoberfest e veja como encontrá-la, mesmo sem festa
A pandemia provocada pela Covid-19 fez com que o principal evento de cerveja no mundo fosse cancelado, a Oktoberfest de Munique. O Brasil demorou (apesar de ter muito mais infectados com o novo coronavírus), mas acabou seguindo a festa matriz e também cancelou suas edições de 2020, incluindo a de Blumenau, a mais famosa daqui, e suas versões paulistas. Nem por isso você precisa passar completamente em branco no período.
É possível sentir um gostinho, literalmente, da Oktoberfest. Afinal, a festa também está associada a um estilo, a märzen, uma típica german-style cristalina, criada na Baviera alemã e com um pouco mais de malte. “Ela era tradiconalmente fabricada na primavera, por isso, era chamada de märzen (março, em alemão), e armazenada em barris em cavernas refrigeradas com gelo”, conta Fernanda Bressiani, sommelière e coordenadora na Escola Superior de Cerveja e Malte, que lembra que não existia refrigeração mecânica na época, e que as cervejas eram guardadas para o consumo no outono… na Oktoberfest.
“Inicialmente eram cervejas com elevada carga de malte, mais escuras do que as versões modernas que foram se adaptando ao paladar do consumidor e se utilizando da tecnologia de secagem de malte disponível. Hoje em dia, a definição do estilo é uma cerveja de coloração palha a ouro, límpida, com um perfil de malte que remete a pão e baixa percepção de lúpulo, tanto no aroma quanto no sabor”, completa Bressiani, citando o baixo amargor do estilo.
Confira algumas versões da Oktoberfest encontradas aqui:
Paulaner Oktoberfest – Cervejaria alemã oficial da festa de Munique, e patrocinadora de uma edição em São Paulo, a Paulaner atrasou a fabricação das Oktoberfest por conta da pandemia. Mas elas finalmente estão chegando nesta semana. Por aqui, no entanto, apenas a “versão kit”, com um copo de um litro e o latão, típicos da festa. O kit pode ser encontrado em lugares como o Empório Alto dos Pinheiros (r. Vupabussu, 305, Pinheiros, tel. 3031-4328) ou no Biergarten Munique (shopping Center Norte – tv. Casalbuono, 120, lj. 620, Vila Guilherme, tel. 2252 2126).
Blumenau – A cervejaria da cidade catarinense homômina, que abriga a maior Oktober do Brasil, lança sua versão Oktoberfest, mas não é só isso. Na ausência da festa na cidade, a cervejaria resolveu bancar a decoração de mais de cem bares ou restaurantes espalhados pelo Brasil sob o mote “brinde do seu jeito”.
Erdinger e Hofbrau – Essas duas tradicionais marcas alemãs têm a mesma importadora no Brasil, a Bier & Wein. Por isso as duas estão juntas no Kit Alemão Oktober, que inclui uma Erdinger Oktoberfest, com trigo, uma Erdinger tradicional, duas HB Oktoberfest, uma Konig (outra alemã), um tirante com abridor e uma caneca de 500 ml. Por R$ 121,61, o kit promocional está disponível até o fim de outubro nesse site.