Barco relança refrescante witbier Witória, agora, com abacaxi

Um dos estilos que melhor combinam com o calor senegalês que atravessamos é o witbier, conhecido como “a cerveja branca”.

A versão tradicional leva trigo, casca de laranja e sementes de cuentro. Já a da catarinense Barco, batizada de Witória, acrescenta também uma pitada de limão-siciliano e abacaxi. O rótulo é um relançamento, mas o abacaxi na fórmula é novidade. A cerveja voltou a ser fabricada pela marca depois de dois anos de ausência.

Com 4,9% de teor alcoólico, a refrescante Witória tem apenas 12 IBUs (unidade de amargor que passa de cem).

Apesar da origem belga, a witbier caiu rapidamente no gosto do brasileiro e é um dos estilos mais produzidos por aqui. Nove entra dez artesanais têm uma wibier para chamar de sua. A mais popular do mundo (belga, claro) é a Hoegaarden, que pertence ao grupo Ambev.

É possível encontrar a Witória em lugares como a Beer4U, da Vila Leopoldina (r. Brentano, 239, Vila Leopoldina, cel. 11-99489-3899), na lanchonete Rock & Burguer, dentro da Galeria do Rock, no centro da cidade (av. São João, 439, loja 248, tel. 3333-6724) e no site do distribuidor, multifoods.com.br (que vende a caixa com 12 long necks por  161,16 —valor unitário de R$ 13,43.

A Barco faz parte do grupo Cervejaria Santa Catarina, que também tem as marcas Saint Bier e Coruja.