Festival Brasileiro da Cerveja é adiado em Blumenau; mas concurso continua

Primeiro grande evento do calendário cervejeiro no ano, o Festival Brasileiro da Cerveja, que normalmente acontece no início de março, em Blumenau (SC), será adiado para o segundo semestre, ainda sem data definida. Mas o Concurso Brasileiro de Cervejas está mantido.

Explica-se: concurso e festival acontecem quase que simultaneamente em Blumenau. No concurso, um time de jurados que inclui alguns dos principais especialistas de cerveja do Brasil (e que normalmente traz jurados do exterior também), define as melhores cervejas nos mais variados estilos (mais de cem).

Já o festival acontece logo depois do resultado do concurso. Aberto ao público, apresenta muitas das cervejas premiadas em estandes das principais cervejarias do país, montados no Parque Vila Germânica (mesmo espaço que abriga a Oktoberfest).

Na prática, com a manutenção do concurso (que aceita inscrições até 20 de janeiro), conheceremos as cervejas premiadas na mesma data (o CBC acontece entre 6 e 8 de março). Já o festival, onde de fato acontece a aglomeração e a troca de experiência entre os apreciadores de cerveja, vai esperar um pouco mais, provavelmente até a vacinação contra a Covid-19 caminhar sem trançar as pernas.

A diretoria da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) afirma que adotará os protocolos de segurança sanitária necessários para a realização do concurso.

Em 2020, a Cervejaria Cathedral, de Maringá (PR), foi eleita pela terceira vez a melhor do ano, com sete medalhas. Já o Salvador Brewpub, de Caxias do Sul (RS), venceu na categoria melhor brewpub do país.