Confira 7 novidades cervejeiras já lançadas em 2021

 

Com o primeiro mês do ano quase terminando, muitas cervejarias já apresentaram novidades. Tem desde rótulos criados para projetos especiais, como a Hantu, da Dogma, e a sour Onde Está o Gole?, da Dádiva, a rótulos pensados para o verão, como a imperial sour Barbatus, da Abutres, ou uma double IPA da Koala.

Sem falar no ingrediente que parece ser a primeira modinha cervejeira do ano, o terpeno, presente na Dreaming of Mandarinas, da novata Escafandrista, e na Everterps 24K, da Everbrew. Confira abaixo sete rótulos lançados em 2021.

Barbatus (Abutres Cervejaria)
No copo, a Barbatus tem a aparência de um suco de morango. A cor dessa imperial sour da Abutres Cervejaria (criada em 2020) é resultado de ingredientes como mirtilo, amora e framboesa, além do morango. Tudo em polpa concentrada, nada de extrato ou essência de fruta. E para quebrar um pouco da acidez da cerveja, que tem 8,7% de álcool, um toque de baunilha.

Dreaming of Mandarinas (Escafandrista)
A nanocervejaria Escafandrista nasceu no meio da pandemia, apoiada por um financiamento coletivo que ajudou a arrecadar a verba para o primeiro lançamento. Dreaming of Mandarinas já é o sexto, sempre embalado por um belo rótulo. A novidade é uma potente double IPA, com 8,5% de teor alcoólico e 70 IBU (unidade de amargor), que inclui vários lúpulos e terpenos (óleos aromáticos de plantas e flores) que lhe confere um aroma e sabor cítricos, lembrando a tangerina (ou mandarina, dependendo de sua preferência). Falaremos mais dos terpenos em breve em outro post.

Everterps 24K (Everbrew)
Olha o terpeno aqui de novo. A variação de terpeno 24K Gold é a estrela da Everterps 24K, uma juicy IPA da cervejaria Everbrew (de Santos), que ganhou aroma intenso de tangerina com o óleo. O rótulo tem 7,5% de teor alcoólico e amargor proeminente, típico do estilo, com 65 IBU (escala de amargor que vai até cem aproximadamente).

Footsteps (Cervejaria Octopus)
A cervejaria carioca já havia lançado a Footsteps antes, mas apesar de manter a base e o dry hopping triplo (que deixa a cerveja bem mais aromática), a nova versão dessa New England IPA trocou a levedura, o que fez toda a diferença. Além da levedura, “ajustamos algumas técnicas de lupulagem. O resultado trouxe notas intensas de melã0 e manga, com corpo alto e macio”, disse a cervejaria em seu perfil no Instagram. A cerveja tem 8,5% de teor alcoólico.

Hantu (Dogma)
A Hantu já foi alvo de post neste blog. Trata-se do primeiro rótulo da série Griot, da paulista Dogma, ótimo projeto feito em parceria com sommeliers da Afrocerva. A Hantu é uma saison bem aromática, com adição de cajá, caju e melado de cana, além de lúpulos que remetem a coco. “Queríamos uma cerveja que quebrasse estigmas e que fosse um convite à reflexão”, disse Sara Araújo, uma das cervejeiras do projeto.

Onde Está o Gole? (Dádiva)
Muitas cervejarias lançaram suas versões para o projeto Onde Está o Gole? em 2020. A da Dádiva chega um pouquinho depois, mas não menos especial. A cerverjaria de São Paulo investiu em uma sour, batizada de Blackberry Sour Mint, com bastante amora, o que lhe confere uma bela coloração avermelhada, e hortelã, contribuindo ainda mais com a refrescância.

Quasar (Koala San Brew)
Esse rótulo da cervejaria mineira foi pensado para o verão, mas não se trata exatamente de uma cerveja leve. Essa double IPA faz um blend com três lúpulos tradicionais, resultando em uma cerveja com aromas cítricos, fácil de beber. Mas não se empolgue na quantidade, são 7,8% de álcool.

 

Sugestão de onde encontrar alguns dos rótulos acima :
(o horário de funciomaneto pode ter sido alterado, confira antes de sair de casa)

Empório Alto dos Pinheiros
R. Vupabussu, 305, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3031-4328. Seg. a dom.: 11h às 17h. Delivery via WhatsApp (11) 99250-7997 ou retirada: seg. a qui.: 11h às 19h. Sex. e sáb.: 11h à 20h. Dom.: 11h às 18h.

Tap Tap
R. da Consolação, 455, região central. Delivery via taptapsp.com.br ou retirada: seg. a sex.: 16h às 21h. Sáb. e dom.: 13h às 21h.