Com rótulo Nosso Silêncio Deixa Marcas, Dádiva discute violência doméstica

Com lançamentos praticamente todo mês, a Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (São Paulo), guardou para março uma novidade especial. Aproveitando o mês que abriga o Dia da Mulher (8 de março), a marca lança o rótulo Nosso Silêncio Deixa Marcas, com o qual pretende chamar a atenção para a violência doméstica, que se agravou durante o isolamento social provocado pela Covid-19.

“O dia é da mulher, mas a luta é de todos. Essa não é uma data marcada por celebração, mas por luta. É o símbolo de uma batalha que travamos todos os dias por direitos”, diz Luiza Lugli Tolosa, fundadora e sócia da cervejaria e uma das poucas mulheres a ocupar posição de tamanho destaque no mercado cervejeiro.

Luiza afirma que, mais do que equidade de gênero, algumas mulheres lutam pela simples sobrevivência. “E, o que é mais triste, dentro de suas próprias casas”, lembra.

Batizada como Nosso Silêncio Deixa Marcas, a lata da cerveja (de 473 ml) traz uma ótima sacada no rótulo. O nome da cerveja é coberto por uma tarja preta que, ao ser removida, traz também a frase “O grito silencioso se cala com a nossa indiferença. Não é se intrometer, é salvar. Não é exagero, é cuidado. Não é mimimi, é amor.”

A cervejaria usará seu perfil no Instagram durante o mês de março para abordar constantemente o tema. “Vamos compartilhar conteúdos, daremos dicas de canais de apoio e indicaremos caminhos possíveis para a denúncia. Não somos especialistas no assunto, tampouco podemos falar ‘faça isso, ou aquilo’, por isso entrevistamos especialistas na área que nos ajudaram a levar este assunto até você”, avisa a cervejaria em instagram.com/cervejariadadiva.

“O machismo age de forma muitas vezes silenciosa e naturalizada socialmente. O que torna qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela psicológica ou física, um problema comunitário, uma responsabilidade de quem se cala diante disso. Essa é uma luta que deve ser travada por todos”, completa Luiza.

Sobre a cerveja Nosso Silêncio Deixa Marcas, é uma New England IPA, estilo apreciado pelas características aromáticas. Aqui ela é reforçada pelo prococesso de triplo dry hopping (quando você inclui lúpulo na fase final do processo, para intensificar os aromas). “A escolha do estilo, fácil e muito consumido, tem como objetivo atingir a maior quantidade de pessoas possível”, acrescenta Tolosa.

Criada em 2014, a Dádiva se tornou rapidamente uma das principais referências no mercado de cervejas artesanais, principalmente em São Paulo, e sempre faz questão de participar de projetos sociais, como em agosto, quando produziu em parceria com o Empório Alto dos Pinheiros uma versão da Black Is Beautiful, que chamava a atenção para a desigualdade racial.