Em campanha do Dia da Mulher, Ambev mostra que cervejeira não é eletrodoméstico

Para celebrar o Dia da Mulher (8 de março), a Ambev lançou o filme-manifesto #CervejeiraSouEu, que retrata a crescente importância da mulher no mercado cervejeiro e também chama a atenção para uma lamentável curiosidade.

Já disponível nas plataformas da Ambev, o comercial relembra uma triste realidade nos mecanismos de busca da internet em relação ao gênero do especialista em cerveja. É simples: faça uma busca com o termo “cervejeiro” na rede e o resultado trará a imagem de vários homens no processo de fabricação da bebida, olhando atentamente a copos, na frente de tanques de uma fábrica ou algo assim.

Agora experimente colocar a palavra “cervejeira” na busca. O resultado traz eletrodomésticos. Dezenas de minigeladeiras. Nenhuma mulher.

Leia também: Com rótulo Nosso Silêncio Deixa Marcas, Dádiva discute violência doméstica
Leia também: Saiba qual o teor alcoólico da Stella Artois em diferentes países

“Cervejeira não é eletrodoméstico. Cervejeira sou eu”, diz o filme, que lembra que “há milhares de anos nós mulheres somos protagonistas no assunto. Não pode existir outro significado, cervejeira é a mulher que faz, entende e aprecia cerveja.”

Como protagonistas, o comercial destaca três mulheres do quadro de funcionárias da Ambev: Bianca Zuppardo, Vivianne Nascimento e Mariane Felix. A empresa informa que 50% dos mestres-cervejeiros do grupo são mulheres.

O comercial propõe que mais e mais mulheres postem nas redes sociais usando a hashtag #CervejeiraSouEu para começar a mudar a realidade dos mecanismos de busca.

Feita pela produtora Surreal Hotel Arts, a peça publicitária também traz o protagonismo feminino por trás das câmeras, com direção de Luiza Villaça e fotografia de Milena Seta. Confira o vídeo abaixo.