Confira 4 bares de cerveja inaugurados na pandemia (e todos fazem delivery)
Falar que o isolamento social provocado pela pandemia de Covid tem sido cruel para o setor de bares e restaurantes já virou chover no molhado. As necessárias medidas restritivas que tentam conter o avanço da contaminação obriga estabelecimentos que não são de primeira necessidade a ficarem de portas fechadas na maior parte do tempo.
Neste período, muitos não aguentaram e encerraram definitivamente suas atividades, como o 7 Queens, na Vila Madalena, ou o Brewdog, em Pinheiros. Mas nem tudo é má notícia no setor.
Alguns heroicos empresários conseguiram levantar seus projetos cervejeiros em plena pandemia. Muitos porque já estavam com o negócio engatilhado antes de março de 2020, e em algum momento não valia mais a pena esperar. O importante é que, mesmo durante o isolamento, São Paulo ganhou pelo menos mais quatro estabelecimentos especializados em cerveja. E o mais importante: todos preparados para o delivery.
Entre eles está o excelente brewpub Tank, em Pinheiros, de Julia Fraga e Fabio Comolatti, mesma dupla por trás do também ótimo Ambar Cervejas Artesanais; ou a Soma Cervejaria (em outro belo imóvel), em Moema.
Tem também as tap houses Van Been, na movimentada rua Joaquim Távora, na Vila Mariana, ou a Cervejaria Nacional, que abriu um espaço focado no delivery no Tatuapé.
Para lembrar: brewpub são os bares que produzem no local a própria cerveja, caso do Tank e da Soma; tap houses, ou taproom, são os que têm as torneiras de chope, mas a produção é em outro estabelecimento (no caso da Cervejaria Nacional, na unidade de Pinheiros). Confira abaixo um pouco mais das quatro novidades e sempre confira os horários de funcionamento por telefone (eles podem ser alterados de acordo com a fase de isolamento da cidade).
Tank Brewpub
É possível ver uma imagem nas redes sociais do Tank com a obra em pleno andamento em maio e junho. Inaugurado em setembro, durante a pandemia, o brewpub é tocado por Julia Fraga e Fabio Comolatti, mesma dupla por trás da tap house Ambar Cervejas Artesanais (ambos em Pinheiros). Pena ainda não estar aberto em sua pleniutude porque o Tank já nasceu como um dos principais bares do gênero na cidade. A fábrica, visível no ambiente do bar, traz vários tanques (daí o nome) na horizontal (posição menos usual), que abastecem as quase 20 torneiras. Entre as opções aparecem a Witver (witbier com casca de limão-siciliano), a Dank the Tank (uma West Coast IPA) ou a Hard Expresso (dry stout). Sempre tem alguma novidade fresquinha também. A da vez é a Super Dry Hop Lager (R$ 25, o litro). Você pode levá-las para casa em growlers de um litro ou em latões de 473 ml. Boas sugestões do cardápio acompanham os bebes.
R. Amaro Cavalheiro, 45, Pinheiros, tel. (11) 93208-2352. Ter. a qui.: 12h às 21h. Sex. e sáb.: 12h às 22h. Dom.: 12h às 20h. Pedidos online pelo link deliverydireto.com.br/tankbrewpub/tankbrewpub. App disponível em Android e IOS.
Soma Cervejaria
O belo brewpub de Moema estava prestes a abrir seu espaço quando a pandemia chegou ao país. A espera durou até setembro de 2020, quando o espaço abriu, primeiramente, visando o take away (retirada no local) e delivery. São 15 torneiras que trazem chope fresquinho, fabricados na pequena “cozinha” ao lado do bar. Além dos estilos fixos da casa, como hop lager, schwarzbier, american pale ale e american sour, podem aparecer sazonais, como a pumpkin ale, todos disponíveis para entrega em growlers de um litro. Há também bons hambúrgueres e entradas para acompanhar as bebidas, além de promoções interessantes, normalmente divulgadas pelo Instagram.
Av. Miruna, 561, Moema, tel. (11) 99186-5013. Ter. a sáb.: 16h às 22h. Dom.: 13h às 20h. Pedidos on line pelo link somacervejaria.deliveryem.casa/home.
Cervejaria Nacional
Uma das mais tradicionais de São Paulo, com seu brewpub em Pinheiros, a Nacional abriu uma tap house direcionada para o delivery e o take away (retirada no local) na zona leste. Localizada no Tatuapé, atende um raio de 7 km, chegando a bairros como Vila Prudente, Vila Carrão, Anália Franco e Mooca. As cervejas tradicionais da matriz estão lá, como a Y-ara Pilsen, a Kurupira Ale ou a Mula IPA. Podem aparecer também rótulos sazonais, como a india pale lager Urutau. A tap house usa um sistema de contra-pressão no envase, sem oxigênio, que, segundo a casa, mantém as características do chope por até 15 dias na geladeira (sem abrir a embalagem).
R. Retiro Grande, 91, Tatuapé. Ter. a sáb.: 14h às 22h. Dom.: 11h às 19h. Tel.: (11) 94190-4335. Pedidos online pelo link deliveryapp.neemo.com.br/franquia/cervejaria-nacional.
Presente também nos aplicativos Google Play, iFood e Rappi.
Van Been Tap House
A cervejaria cigana paulista (de alma holandesa) criada no início de 2018 abriu em novembro de 2020 uma arejada tap house na rua Joaquim Távora, coração boêmio da Vila Mariana. São 12 torneiras e a ideia é que elas sejam cada vez mais dedicadas aos rótulos da marca. No dia da visita, eram três, incluindo a boa american IPA single malt da Smash Series ou a West Coast IPA Pieter in America, com 7,0% de álcool. Entre as convidadas, podem aparecer sugestões como a witbier da Praya ou a bohemian pilsner Reborn Pils, da Sinergy. Pedidos podem ser feito pelo delivery.
R. Joaquim Távora, 1.039, Vila Mariana, tel. (11) 93927-5424. Qua. a sex.: 16h às 21h. Sáb.: 12h às 20h. Dom.: 11h às 18h.