Mais um St. Patrick’s na pandemia revela situação dramática de pubs em SP
Uma das datas mais tradicionais do calendário cervejeiro, o St. Patricks’s Day, ou Dia de São Patrício, é celebrado todo 17 de março. De origem irlandesa, é também a desculpa perfeita para tomar Guinness como se não houvesse amanhã —ou o chope verde para os mais destemidos. E está para os pubs como um feriado família está para um shopping.
No entanto, enquanto alguns países já começam lentamente a permitir a abertura de bares e a realização da festa, com muita moderação, o segundo Dia de São Patrício pandêmico no Brasil revela uma situação dramática entre os pubs de São Paulo. A maioria está de porta fechada, sem atuar até mesmo no delivery. Para eles, a operação de abertura do bar não vale a pena no atual momento da pandemia.
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Ao contrário de restaurantes ou bares de outro estilo, os pubs fundamentalmente são lugares de aglomeração, muitos são apertados (mas acolhedores), pouco arejados. São bares mais noturnos. Por isso muitos aguardam ansiosamente pela melhora do quadro de vacinação e do consequente afrouxamento das medidas restritivas.
“Decidimos fechar no dia 16 de março de 2020, e estamos fechados até hoje. Para nós, as vidas têm prioridade”, diz Antonino Esposito, proprietário do Republic Pub. Esposito fala que, para o conceito de bar do Republic, o horário restrito de abertura até as 20h, por exemplo, não vale a pena. E confessa que para fechar a conta do bar depende de aglomerações.
Um dos pubs mais irlandeses da cidade, o Little Cronin, em Higienópolis, até tentou funcionar com entrega e take away, mas encerrou as atividades na virada do ano.
O O’Malley’s, que costuma planejar grandes festas para o St. Patrick’s, publicou a interrupção de todas as atividades, inclusive do delivery, desde 6 de março. “Somos a favor da vida e concordamos com as medidas. Desde o ‘novo normal’, não deixamos de seguir os protocolos e queríamos muito que todos fizessem igual e respeitassem as regras”, publicou em rede social. Para não passar em branco, o bar apresenta, via Instagram, lives musicais a partir das 19h nesta quarta (17), incluindo um show com a banda irlandesa Fianna Irish Music.
Pubs como The Pub, The Blue Pub, Kia Ora Pub, Metrô Pub e Charles Edwards suspenderam todas as atividades. “Estamos pensando em mudar o nosso objeto social de restaurante/bar para igreja, depois que foram classificadas como essenciais pelo [governador] Doria”, ironizou uma postagem do Charles Edwards, que questiona que “em 12 meses de pandemia não tiveram tempo suficiente para se planejar e abrir mais leitos de UTI? Cadê os hospitais de campanha?”. O pub também terá lives musicais em seu perfil no Instagram nesta quarta (17).
“O poder público precisa ter iniciativas relevantes para manter o setor em pé. Alguns lugares estão se virando como podem, criando delivery de alguns produtos, mas para nós do The Blue Pub isso se torna inviável, uma vez que temos uma estrutura muito grande para esse tipo de operação”, explica José Evaristo, dono do The Blue Pub.
Principal bar de cervejas da cidade, o Empório Alto dos Pinheiros, que está fazendo delivery, não terá programação especial. “É uma festa de confraternização, [seria] muito esquisito”, avisa Paulo Almeida. Mas o bar terá o chope verde no growler para quem pedir —a casa usa um corante alimentício no chope.
Porém ainda há algumas alternativas para quem quer celebrar o Dia de São Patrício no conforto do lar. O Deep Bar 611, na Barra Funda, oferece combos de R$ 80 a R$ 165. O mais barato, o Kit Verde, inclui três growlers de 1 litro de chope verde, um irish stew (cozido típico com cerveja escura) e um irish bread (pão irlandês, que vai bem com o cozido). De brinde, um chaveiro com o trevo da sorte (pedidos pelo celular 95310-6183).
Já no Soul Botequim oferece quatro tipos de combinações, como a que reúne um litro de chope Burgman Lager e um hambúrguer PCQ (pão, carne e queijo), por R$ 39,90. Pedidos no link deliverydireto.com.br/soulbotequim/soulbotequim.
No Finnegan’s, pub mais antigo de São Paulo, é possível pedir o growler de um litro da Guinness, por R$ 45,90 (na promoção), pelo aplicativo iFood. Ou você pode comprar sempre a tradicional lata de Guinness no supermercado mais próximo (na rede Pão de Açúcar e Extra, por R$ 19,90).