Lançamento da New England IPA Aveludadis marca os 80 anos de Mussum
Um dos grandes personagens do humor brasileiro, Mussum ganhou fama com o quarteto Os Trapalhões, muitas vezes fazendo piadas com sua negritude e com o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente mé (como ele chamava a cachaça).
Morto em 1994, aos 53 anos, Antônio Carlos Bernardes Gomes, que deu vida a Mussum e completaria 80 anos nesta quarta (7 de abril), também gostava de cervejas, mas nunca tomou um New England IPA, estlio que nasceu no início da década passada nos Estados Unidos. Isso não impediu que o estilo fosse o escolhido por Sandro Gomes, filho de Antônio Carlos, para homenagear os 80 anos do pai com o lançamento da Aveludadis, novidade da Brassaria Ampolis.
Infelizmente, Antônio Carlos/Mussum não chegou a ver o boom das artesanais no Brasil, que começou no início do século, mas ele apreciava cervejas especiais. “Ele adorava viajar, e sempre tomava cervejas novas nas viagens, ou encomendava para amigos que estavam viajando. E comprava algumas para trazer para casa também”, lembra Sandro, que cita a lager holandesa Grolsch como uma das favoritas do pai.
Um dos fundadores da Brassaria Ampolis, em 2013, Sandro homenageia o pai tanto no nome da cervejaria (no humorístico, Mussum pedia uma ampola quando queria tomar uma garrafa de cerveja) quanto nos rótulos. O primeiro, a vienna lager Biritis, começou com 1.800 litros e foi sucesso imediato. Em poucos meses, o volume aumentou e chegou a casa dos 50 mil litros. “Ele certamente adoraria o movimento e a homenagem”, diz Sandro.
Hoje como parte do grupo Petrópolis (que também tem marcas como Petra e Black Princess), a Ampolis lança a Aveludadis exclusivamente no ecommerce do grupo, o Bom de Beer (bomdebeer.com.br). Sandro escolheu o estilo por ser ele próprio um apreciador e entender que ele teria boa aceitação no mercado. A Aveludadis é uma New England IPA com 6,3% de álcool e amargor mais baixo que a média no gênero, com 38,5 IBU (unidade de amargor que vai até cerca de 100). “É um lançamento sazonal, mas pode ser que se transforme em uma cerveja fixa do porfólio”, conta.
Segundo o cervejeiro, a Ampolis também foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19. Com exceção da Cacildis, premium lager que é o carro-chefe da marca, os outros rótulos tiveram uma interrupção na produção (Biritis, Forévis e Ditriguis). “Elas estão sendo retomada agora em maio”, confirma.
Não é a primeira vez que a Ampolis homenageia Mussum em seu aniversário. Em anos anteriores, a cervejaria lançava edições sazonais da Antônio Carlis, tradição também interrompida em 2020 pela pandemia. Mas Sandro espera retomar as Antônio Carlis no próximo ano. Saúdis.
Onde comprar: exclusivamente no ecommerce da Petrópolis, Bom de Beer (bomdebeer.com.br), por R$ 11,90 (long neck de 355 ml).