Belga conhecida como Cerveja do Gnomo traz ao Brasil a Chouffe Blanche
Comparada a outras tradicionais cervejarias belgas, a Brasserie d’Achouffe é uma jovenzinha. Sediada na cidade de Achouffe, a Cerveja do Gnomo, como é conhecida, foi criada em 1982 e, apesar da pouca idade, mantém o nível de qualidade da escola belga, uma das quatro escolas cervejeiras (ao lado da alemã, inglesa e americana).
Importada para o Brasil pela Todovino, a cervejaria é conhecida por aqui pelos rótulos Mc Chouffe (belgian dubbel) ou La Chouffe (belgian strong golden ale), sempre nas garrafas bojudinhas de 330 ml.
A novidade em terras brasilis é o rótulo Chouffe Blanche, uma tradicional e refrescante witbier, estilo belga por excelência. A witbier, ou cerveja branca, é uma cerveja de trigo, que acrescente à fórmula sementes de coentro e casca de laranja —a mais popular do estilo no mundo é a também belga Hoegaarden, que pertence ao grupo Ambev. A versão da Chouffe, porém, é mais alcoólica que a Hoegaarden (6,5% contra 4,9%).
E, claro, o gnomo Marcel está de volta ao rótulo da Chouffe Blanche. Desta vez, a imagem brinca com uma expedição que Marcel fez para encontrar o povo yeti (do abominável homem das neves, pé grande e companhia) —a paisagem nevada teria sido a inspiração de Marcel para a Blanche.
A Chouffe Blanche já está disponível no site da Todovino, por R$ 26,99 (garrafa com 330 ml). Para comprá-la, clique aqui.