Inverno lembra bock; conheça o estilo e algumas versões disponíveis por aqui

Tem um estilo cervejeiro que sempre volta à lembrança quando o inverno se instala —o que dura de 15 minutos a 45 dias, dependendo da região do país—, o bock. Ou, pelo menos, é lembrado pelo cringe cervejeiro.

Há algumas décadas, bem antes do boom das artesanais, a cerveja bock era mais popular do que as india pale ales ou weiss da atualidade. Como? Kaiser Bock. A marca mainstream lançou com sucesso uma versão bock que voltava a cada inverno, com direito a muitas propagandas musicadas na TV aberta. E, além de popular, tinha qualidade. A bock da Kaiser sumiu há alguns anos. Mas o estilo vive.

Para os mais jovens da geração Z que não estão muito familiarizados com o estilo, uma breve explicação: a bock nasceu em Einbeck, na Alemanha, e é uma cerveja lager, de baixa fermentação, ou seja, a fermentação se dá no fundo do tanque —ao contrário das ales, de alta fermentação. Portanto, não confundir a bock com uma red ale.

Aqui o malte é a estrela da receita, para tristeza dos adoradores de lúpulo. O aroma puxa mais para o biscoito, caramelo, características provenientes do malte amigo. Sua coloração é mais escura, entre o âmbar e o avermelhado, com teor alcoólico mais elevado que o de uma pilsen, por exemplo, e um certo dulçor, longe do amargor das IPAs. A bock também tem algumas variações um pouco mais fortes, como a doppelbock, mais comum por aqui, ou a eisbock. Confira algumas sugestões abaixo.
Bock – Schornstein
Rótulo já tradicional no catálogo da cervejaria de Pomerode (SC), essa bock mais avermelhada tem 7,0% de teor alcoólico e dulçor característico, com espuma persistente e aroma caramelado dos maltes. Tem ótimo custo-benefício, em garrafa de 500 ml.
Online: schornstein.com.br/novo/home e @cerv.ejariaschornstein

Bock 21 – Trilha
Mais acostumada às americanas juicy IPA, a cervejaria da região de Perdizes (São Paulo) se volta a essa bock clássica, com 7,1% de álcool e coloração escura. Para equilibrar o dulçor do malte, a cervejaria usou o lúpulo tcheco Saaz, com notas mais herbais.
Online: linktr.ee/trilhacervejaria e @trilhacervejaria

Doppelbock Julina – Cerveja Avós
Variante (para usar uma palavara da moda) da bock, essa doppelbock acrescenta pé de moleque para entrar no clima junino, ou julino. Além do aroma, é possível sentir o amendoim na boca no final do gole desse exemplar da Avós, com 7,7% de álcool.
Online: deliverydireto.com.br/cervejaavos

La Trappe Bock
Rótulo da cervejaria holandesa, essa é considerada a única bock trapista do mundo, feita apenas uma vez por ano no monastério. Também como diferencial ela é refermentada na garrafa, o que lhe confere mais frescor. Coloração mais acobreada e 7% de teor alcoólico.
Online: bierwein.com.br/latrappe

Paulaner Salvator
Mais conhecida pela tradicional weiss, a Paulaner tem na Salvator um de seus melhores rótulos. Essa não é qualquer doppelbock, é a primeira do estilo no mundo. Logo, se quiser provar algo tradicional, clássico, esse é o seu rótulo. Lúpulos alemães, cor avermelhada e sabor maltado distribuídos em 7,9% de álcool.
Online: casaflora.com.br

Tião Bock – Black Princess
Cerveja apresentada no Festival de Blumenau de 2020, a Tião Bock tem 6,5% de álcool e o típico baixo amargor. Sua singularidade é incluir na fórmula rapadura, que contribui com dulçor e deixa a coloração mais escura. Em garrafa de 600 ml, é mais uma de bom custo-benefício.
Online: bomdebeer.com.br e @cervejablackprincess

Threshold – Koala San Brew
Quer fazer uma “bock experience” diferente? Essa teria que ser presencial. No EAP, peça uma pint da doppelbock Thereshold, da Koala, com o uso do loggerhead. É um pequeno maçarico que, em contato com a bebida, aquece a espuma, ativa açúcares, acentua o aroma de caramelo e traz um doce com leve tostado à bebida. Apesar de esquentar um pouco a espuma, o líquido permanece frio.
Online: koalasanbrew.com.br e @eapsp.com.br

Onde encontrar essas ou outras bocks:

Empório Alto dos Pinheiros
R. Vupabussu, 305, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3031-4328. Seg. a dom.: 11h às 17h. Delivery via WhatsApp (11) 99250-7997 ou retirada: seg. a qui.: 11h às 19h. Sex. e sáb.: 11h à 20h. Dom.: 11h às 18h.

Tap Tap
R. da Consolação, 455, Consolação, região central. tel. (11) 98594-8364 (também WhatsApp). Delivery e retirada: seg. a sex.: 16h às 22h. Sáb.: 14h às 22h. Dom.: 13h às 21h.

Cervejoteca – R. Bartolomeu de Gusmão, 40, Vila Mariana, tel. 5084-6047. Seg.: 12h às 19h. Ter. a qui.: 11h às 19h. Sex. e sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 15h.

PS – Os horários de abertura dos bares podem ser alterados de acordo com o Plano SP.

 

Löggerhead, o maçarico usado na doppelbock da Koala San Brew, no EAP – Reprodução