Japas Cervejaria tem os rótulos ideais para acompanhar os Jogos de Tóquio; confira
Treze anos depois de Pequim-2008, as imersões esportivas madrugada adentro diante da TV têm data marcada novamente. Depois da cerimônia de abertura em Tóquio, marcada para a manhã de sexta (23), serão cerca de duas semanas de gols, ippons, cestas e saltos, sempre começando no início da noite e chegando até a manhã do outro dia, sem parar.
E qual a cerveja ideal para degustar durante essa maratona olímpica em terras nipônicas? Japas, claro.
Criada pelas cervejeiras Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, a Japas tem uma origem praticamente esportiva. As moças se uniram para as primeiras panelas —o evento-teste— em plena Copa do Mundo de 2014. Em dezembro do mesmo ano, veio a primeira brassagem, na Cervejaria Nacional, que ficou pronta em janeiro de 2015.
E, além de promover uma união entre as culturas brasileiras e japonesas em aromas e sabores em suas fórmulas, a Japas tem um portfólio ideal para acompanhar a maratona olímpica, com sugestões da própria Maíra Kimura. Confira:
Haiboru Clássico – jogos de longa duração e maratonas
Haiboru é uma brincadeira com o jeitinho japonês de falar “highball”, mistura de um destilado com um carbonatado. No caso do Haiboru Clássico da Japas, uísque com água gaseificada… e gelo. É ótimo para entrar na tradição japonesa desde o início. “O highball é muito popular por lá, todo izakaya, bar, mercado e ‘vending machine’ tem diversas marcas”, conta Maíra. Boa para acompanhar disputas mais longas, uma maratona aquática ou terrestre, um triatlo ou partida de beisebol…
Matsurika – futebol
É uma combinação clássica do Brasil, futebol com pilsen. “A nossa tem um toque de jasmim, que também é muito usado nos chás do Japão”, acrescenta a cervejeira. O jasmim deu um toque mais suave à receita, com 5% de teor alcoólico e muito fácil de beber.
Sanuki Maru – esportes aquáticos
Essa New England IPA faz uma homenagem a todas as famílias japonesas que chegaram ao Brasil pelo mar. Sanuki Maru é o nome do navio que trouxe a família Kimura, de Maíra, em 1919. À fórmula é acrescido yuzu, cítrico japonês bem aromático. Cerveja com 6,5% de teor alcoólico que pode embalar conquistas da canoagem, da vela ou da maratona aquática.
Wasabiru – atletismo
Rótulo mais tradicional da Japas, já que foi o primeiro. E não tem nada mais tradicional nos Jogos do que as provas de atletismo no Estádio Olímpico. Para completar, essa american pale ale inclui outro ingrediente clássico da culinária nipônica, o wasabi. Cerveja com 5,5% de álcool e amargor moderado (45 IBU, escala que vai até 120).
Hazy Natsu Ale – vôlei de praia
No esporte em que o Brasil sempre tem chance de pódio, a sugestão é essa summer ale, levinha, feita em parceria com a cervejaria Carioca, do Rio. Com 4,4% de álcool, inclui tangerina ponkan e hortelã, o que lhe confere um resultado leve e refrescante. Para Maíra, dá para beber com qualquer modalidade.
Oishii – ginástica artística
A suavidade e o equilíbrio dos movimentos da ginástica serão melhor apreciados com essa witbier que acrescente aos ingredientes clássicos um toque de gengibre. Refrescante, com 4.7% de álcool, é ótima dica para iniciantes, tanto os da cerveja como os do esporte.
Gojaira – judô
A diferença dessa New England IPA é um blend de lúpulos que acrescenta o Strata, que dá uma efeito dunk e características mais herbais e terrosas. Com 6,9% de álcool, pode acompanhar wazaris e ippons no templo mundial do judô.
Sawã Plum – maratona, triatlo ou provas de persistência
Uma sour refrescante, leve e azedinha que leva na fórmula ameixa. “A ameixa também é símbolo de persistência na cultura japonesa porque as flores nascem no meio do inverno, quando os galhos muitas vezes estão cobertos de neve”, explica Maíra.
Neko IPA – para a disputa da medalha
Quando o momento da disputa da medalha chegar, a cerveja é a Neko IPA, uma american IPA com flocos de arroz que homenageia o Maneki Neko, o “gato da sorte”, famoso amuleto do Japão. Com a pata esquerda levantada, traz clientes, com a pata direita, fortuna. É a cerveja para ajudar a dar sorte.
Veja onde encontrar os rótulos e outras informações da Japas Cervejaria em: japascervejaria.com e @japascervejaria