Ambev e Lohn se unem para lançar TodaNossa, cerveja 100% nacional
O nome dado à nova cerveja produzida em parceria pela Lohn Cervejaria, de Santa Catarina, e a Ambev é autoexplicativo: TodaNossa. Água, lúpulo, malte e levedura, todos os ingredientes do lançamento são 100% nacionais.
Com 4,2% de teor alcoólico, o estilo anotado na garrafa é brazilian pale ale —uma denominação afetiva, já que o “brazilian” não é reconhecido oficialmente. Também tem baixo amargor, apenas 30 IBU (escala de amargor que vai até 120).
Outras experiências com lúpulos nacionais já estão aparecendo com mais frequência, aproveitando o cultivo da florzinha em diferentes regiões: a Baden Baden e outras artesanais já usaram o lúpulo da serra da Mantiqueira; o grupo Petrópolis lançou ano passado a Braza Hops, com o lúpulo cultivado em Teresópolis.
A própria Ambev e a Lohn produziram no ano passado a Hop Lager Green Belly, com o lúpulo colhido no Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev. Do mesmo projeto também saiu a Brazilian Blonde Ale, em parceria com microcervejarias catarinenses.
Desta vez, a novidade é a levedura, encontrada no litoral e desenvolvida por dois pesquisadores brasileiros (René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho). Já o malte de cevada é proveniente do vale do Itajaí, também de Santa Catarina.
“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados. Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na serra catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”, comemora Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier.
A experiência 100% brasileira não é inédita. Marcelo Henrique Breda, da Cuesta Cervejaria, de Botucatu (SP), lançou uma IPA em parceria com a Carranca que tinha todos os ingredientes produzidos em São Paulo. “Lançamos na Brasil Brau de 2019 um lote pequeno, com 650 litros, cerca de 1.300 latas de 473 ml”, lembra. A Hazy IPA Interior Paulista esgotou rapidamente no ecommerce da marca. A pandemia acabou obrigando muitas cervejarias pequenas a diminuirem a produção, mas Breda pretende fazer um novo lote da cerveja “assim que a poeira baixar”.
Particularmente sobre a TodaNossa, Brighenti acrescenta que a cerveja “tem lúpulos frescos da safra 2021, que formam um buquê floral, além de leve frutado que orna com os fenóis da levedura Ale.”
A TodaNossa pode ser encontrada nos canais de venda da Lohn Cervejaria e no site Empório da Cerveja, ecommerce da Ambev, que entrega em todo o país (R$ 9,90, a long neck de 355 ml). Mas quem quiser experimentar a novidade não pode demorar: foram engarrafados apenas 2.000 litros.