Do Norte ao Sul do país, cervejarias apostam nos biomas brasileiros

Não é de hoje que a riqueza do ecossistema brasileiro seduz e desafia a criatividade dos mestres-cervejeiros. Entre vários exemplos bem-sucedidos, um dos mais antigos é o da Colorado, de Ribeirão Preto, que no início do século já fazia fama com seus rótulos com mandioca, rapadura, mel ou café.

Mais recentemente, muitas cervejarias têm olhado com mais atenção os biomas brasileiros. A parceria não só enriquece as cervejas como estimula a produção do ingrediente, normalmente feita por micro agricultores. 

Só nas últimas semanas foram lançados dois projetos nessa linha, pelas cervejarias Nacional e Seasons.

Com sede em Pinheiros há dez anos, a tradicional Cervejaria Nacional deve lançar seis rótulos inspirados nos biomas brasileiros até novembro. As primeiras já estão disponíveis: a Cerrado Porter, que homenageia o bioma do centro-oeste, e inclui castanha de pequi em uma english porter bem fácil de beber, com 4,5% de álcool e apenas 21 IBU (escala de amargor que vai até 120); já a Pampas parece uma típica english pale ale, a não ser pela inclusão de erva-mate na fórmula, que combina bem com os maltes caramelados da cerveja.

O terceiro rótulo da série é o Caatinga, que acaba de chegar às torneiras. Trata-se de uma belgian ale dourada com cajuína, um caju adocicado. É a mais forte das três, com 7,8% de álcool. 

“Explorar nossa riqueza cultural alimentar é algo que me encanta como gastrônomo. Espero que o público se divirta ao fazer essa rica viagem cultural com a gente”, ressalta o mestre-cervejeiro Bruno Braga.

O trio está disponível nas duas unidades para consumo ou pode ser pedido no delivery. Os outros três rótulos chegam entre outubro e novembro.

Já a Seasons, que integra a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, lançou a linha Legado, com três stouts que incluem ingredientes da região amazônica: café, cacau e cumaru.

A cervejaria conseguiu os ingredientes após parceria com organizações sustentáveis —o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), de Piracicaba/SP, e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), de Manaus. “Eu fico muito feliz de ver a Seasons com um propósito social, deixando um legado para as futuras gerações”, afirma Leonardo Sewald, da cervejaria. 

O café vem da iniciativa Café Apuí Agroflorestal, do Amazonas, o cacau é produzido em São Félix do Xingu (Pará) e o cumaru vem da região sustentável de Calha Norte, também no Pará. As três stouts têm 6,8% de teor alcoólico e baixo amargor, com 33 IBU.

As duas iniciativas se somam a muitas outras que já existiam no mercado, como a da Dádiva, de Itupeva (SP), que batizou o seu rótulo de Bioma: uma imperial russian stout com 10% de álcool, que inclui castanha de baru e baunilha do Cerrado na fórmula, feita em parceria com a 2Cabeças.

“Os benefícios de usarmos ingredientes de biomas brasileiros são diversos, tanto em termos de paladar, quanto de sustentabilidade e economia local. Ao valorizarmos esses insumos, a gente consegue trazer identidades regionais únicas para as cervejas”, afirma Victor Marinho, sócio e cervejeiro da Dádiva. 

“Como esses produtos são, na maior parte das vezes, cultivados por pequenos agricultores, utilizá-los também significa, de alguma forma, incentivar a geração de renda local e a preservação de determinadas espécies importantes para a manutenção da nossa biodiversidade”, completa.

E em deixar para trás a rapadura e a mandioca, a Colorado desenvolveu a linha de rótulos sazonais Brasil com S, que traz ingredientes de diversas regiões do paí em estilos diversos. A mais recente, a nº 16 da série, é uma porter com cacau e cumaru. Mas já teve belgian saison com mate e limão, summer ale com goiaba e weiss (trigo) com bananada, entre várias outras.

Onde encontrar:
Seasons – @seasonsbeer e lojacbca.com.br/seasons
Cervejaria Nacional – @cervejarianacional e delivery.cervejarianacional.com.br
Cervejaria Dádiva – @cervejariadadiva e cervejariadadiva.com.br/loja
Cervejaria Colorado – @cervejariacolorado e lojaonline.cervejariacolorado.com.br/