Van der Ale volta com sua tradicional IPA em casa na Mooca

Van der Ale está de volta A nanocervejaria que nasceu na Barra Funda e passou dois anos na Vila Madalena reabre agora, na Mooca.

Em uma casinha aconchegante no tradicional bairro da zona leste, longe dos espaços gourmets, a Van der Ale produz no fundo cerca de 800 litros de cerveja por mês, que são servidos nas poucas mesas do diminuto salão, que atende 15 pessoas.

E não é só a cerveja. Todos os objetos da linha de produção, incluindo as panelas, foram feitos sob medida pelos proprietários. O novo espaço tem carinha de brechó cultural, com quadros, ilustrações, obras do coletivo O Miolo Frito, discos e até a velha geladeira na sala à venda.

A ideia é oferecer ali cursos e oficinas relacionadas à cultura cervejeira, aproveitando a experiência de uma década de Caio Fogaça e Luis Berti, conhecido também no meio como Dona Lurdes.

Quem conheceu a cervejaria antes vai lembrar da boa IPA Pinhead, que está engatada nas torneiras (R$ 20, com 500 ml). 

“Essa receita surgiu da busca por uma IPA clara, brilhante e equilibrada, representando o estilo, mas sem grande afetação. Ela é uma das nossas primeiras produções, receita de quando começamos a participar ativamente dos festivais de rua em diversos cantos da cidade”, conta Caio Sérgio, o simpático ruivo que cuida das receitas da casa. 

Depois de produzir um lote cigano na Tarantino, a cerveja teve um segundo lote feito na Dádiva, envasado em latas de 473 ml. Outras cervejas devem aparecer em breve nas torneiras, como a APA Judas Boot e uma refrescante german pils.

Na geladeira, também é possível encontrar rótulos de cervejarias parceiras, como as ótimas Catimba, de São Paulo, e Zapata Cervejaria Rural, do Rio Grande do Sul.

Uma área aberta no alto do sobrado também servirá produtos de tabacaria, com uma mini headshop que oferece piteiras, tabaco, sedas e, em breve, charutos.

“Temos a menor e mais artesanal produção comercial da cidade: aqui tudo foi feito à mão por nós mesmos, ou sob encomenda. Além disso, a pessoa que vem aqui conta com o privilégio de ser atendido pelas mesmas pessoas que produziram as bebidas”, afirma Dona Lurdes.

A Van der Ale chega também em um bom momento da cena cervejeira na zona leste, que ganhou recentemente um ponto de delivery da Cervejaria Nacional e uma fábrica da Dogma, entre outros tap houses.

Van der Ale – R. Siqueira Bueno, 1.798, Mooca, qua. a sex.: 16h20 às 23h. Sáb.: 14h às 23h. Tel. (11) 98854-0052.