Cervejarias continuam oferecendo novidades mesmo durante pandemia
Depois de uma grande aceleração no ano de 2019, o mercado de cervejas artesanais também está em modo de espera durante a crise econômica provocada pela pandemia. Mas nem por isso está desprovido de novidades.
Enquanto brewpubs estão entregando o chope fresco, muitas microcervejarias que estavam com rótulos já em produção acabaram levando o lançamento adiante mesmo após o início do isolamento social, e não se arrependeram.
“Achamos que poderia ser um problema, mas alguns bares com estoque no fim começaram a pedir lançamentos. Então, ela acabou vindo em uma boa hora”, diz Luiza Tolosa, da Dádiva (São Paulo), sobre a nova Lucky Ink, uma india pale lager feita com lúpulos neozelandeses e com 6,2% de teor alcoólico, que chegou ao mercado no dia 10 de abril.
Outras novidades incluem a Bartira, uma New England IPA da boa e recém-criada Oca (São Paulo), e até uma Bold Mocha, da série de cervejas com café produzida pela Bold Brewing, de Fortaleza.
Principal ponto de lançamentos em São Paulo, o Empório Alto dos Pinheiros diminuiu o número de novidades de uma centena para cerca de 30, incluindo as importadas.
“Quando os lançamentos aumentaram demais, senti que as pessoas desistiram de querer experimentar todas as cervejas. Não dava. Hoje sinto que voltou o prazer de acompanhar todas as novas”, afirma Paulo Almeida, proprietário do EAP, que além de comercializar os rótulos acima indica as novidades da californiana Firestone Walker. “São cervejas maravilhosas. Chegaram cinco rótulos, uma lager e quatro IPAs. E estão vindo 12 variações de sours. É uma das minhas cervejarias prediletas.”
E tem mais novidade já garantida pela Dádiva. “Temos duas cervejas que estão prontas, apenas aguardando o rótulo para serem lançadas. Eram estilos que poderíamos segurar, porque são envelhecidos. Mas, levando em consideração os pedidos dos clientes por lançamentos, vamos colocá-las no mercado”, antecipa Tolosa.
Empório Alto dos Pinheiros – Pedidos no WhatsApp (11) 99250-7997. R. Vupabussu, 305, Pinheiros, tel. 3031-4328. Ter. a dom.: 12h às 18h.